Para integrar o seu sistema ao Consumidor.gov.br foi criado uma API referente a todas as operações já disponíveis na parte web do sistema. Com estes serviços você poderá consultar suas reclamações, detalhá-las, respondê-las, dentre outras ações. Existem quatro passos necessários para que você possa acessar estes serviços:
A API nada mais é do que uma abstração em Java, dos acessos aos recursos do Webservice REST. Caso não possa utilizar a API, pode-se acessar pelas URL's diretamente.
Para todos os serviços (exceto o recurso de Segurança/Autenticação), será obrigatório passar o Token de autorização no cabeçalho da requisição, bem como a versão do sistema como parâmetro da requisição. Porém utilizando esta API, estes passos são totalmente transparentes.
Caso ocorra alguma validação de regra, obrigatoriedade ou consistência, será lançado ValidacaoRespostaRemotaException contendo o código e a mensagem, que pode ser visto na Aba de Mensagens. Demais erros serão lançados como exceção runtime, e seu texto pode ser visto diretamente no corpo da exceção.
Este manual é indicado para desenvolvedores. Abaixo segue detalhes do uso da API.
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<id>local-maven-repo</id>
<url>file:///src/main/resources/repo</url>
</repository>
</repositories>
<dependencies>
<dependency>
<groupId>br.gov.consumidor</groupId>
<artifactId>consumidor-api</artifactId>
<version>1.0.7</version>
</dependency>
</dependencies>
Na API existem 5 classes iniciais de acesso. Elas configuram dados ou indicam quais conjuntos de serviços você está tentando acessar.
A classe principal é a ConsumidorAPI, que contém um método estático de retorno da instância (Singleton). A partir dele, você deve escolher qual ação quer prosseguir:
SegurançaAPI:
O que é
Passo inicial para acessar a qualquer outro recurso, retorna um Token temporário onde deve ser inserido no cabeçalho da requisição nos demais serviços. Sem o Token, ocorrerm validação de segurança.
Utiliza o padrão OAuth2, mas isso é transparente no uso da API. Internamente os dados estarão guardados na instância Singleton principal. Dessa forma, pode-se adicionar as credenciais somente uma única vez, mesmo para acessos a vários recursos distintos.
Assim o retorno do Token está condicionado aos dados de segurança, e antes da chamada ao método de geração de Token, deve ser informada as credenciais de acesso cadastradas anteriomente na tela da sua credenciada.
Método da Classe Principal: ConsumidorAPI.instance().seguranca()
Método HTTP no acesso interno: POST.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
gerarToken | (nenhum) |
| ConsumidorAPI | Gera um novo token a partir dos dados credenciais. Retorna a classe principal da API para poder tomar outro fluxo, caso queira acessar os serviços logo em seguida. |
Nome do Método | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
setIdCredenciada | Long | Sim | ID da Credenciada. Pode ser visto na tela de edição da sua credenciada. |
setCodigoAutenticacao | String | Sim | Código de Autenticação. Pode ser visto na tela de edição da sua credenciada. |
setSenha | String | Sim | Senha de Autenticação. Pode ser visto na tela de edição da sua credenciada. |
ConsumidorAPI.instance().seguranca() .setIdCredenciada(CLIENTE_ID) .setCodigoAutenticacao(CODIGO) .setSenha(SENHA) .gerarToken(); //acessa um recurso qualquer... //acessa outro recurso... //...
ConsultarReclamacoesAPI:
O que é
Serviço que retorna a listagem de reclamações com filtragem dos dados. Os parâmetros de filtragem são opcionais, e por isso, existem dois métodos para esta ação, um com objeto de filtro e outro sem.
Para os campos de código do filtro, há serviços de cadastros básicos que obtém as listas com código e descrição para preenchimento desses campos.
A partir de um objeto Reclamação, podemos seguir outros fluxos através dos métodos existentes nessa classe de retorno.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listar | FiltroReclamacoes |
| Set<Reclamacao> | Retorna a listagem das reclamações conforme os filtros do parâmetro, restrito às reclamações da sua credenciada. |
listar | (nenhum) |
| Set<Reclamacao> | Retorna a listagem das reclamações sem filtragem, restrito às reclamações da sua credenciada. |
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
numeroProtocolo | Long | Não | Número do protocolo, que identifica uma única reclamação. |
codigoTipoTramiteReclamacao | Integer | Não | Código de um tipo de trâmite das reclamações. |
codigoSituacaoReclamacao | Integer | Não | Código de uma situação das reclamações. |
avaliacao | Integer | Não | Valor da avaliação do consumidor. |
nomeReclamante | String | Não | Nome do reclamante das reclamações. Assume prefixos e sufixos. Por exemplo, com 'João' poderá retornar 'João Paulo' e 'Antônio João'. |
cpfReclamante | Long | Não | CPF do reclamante das reclamações. Somente os números. |
regiao | Regiao | Não | Sigla da região dos endereços das reclamações. |
UF | UF | Não | Sigla do estado dos endereços das reclamações. Ex: PA, SP, MS, DF. |
codigoMunicipio | Long | Não | Código do município dos endereços das reclamações. |
situacaoVinculo | Integer | Não | Código da situação do vínculo das reclamações. |
codigoGrupoEconomico | Long | Não | Código do grupo ecônomico do fornecedor das reclamações. |
codigoMeioConsumo | Integer | Não | Código do meio de consumo (campo 'Como Comprou/Contratou'). |
codigoArea | Integer | Não | Código da área das reclamações. |
codigoAssunto | Integer | Não | Código do assunto relacionado com a área. |
codigoProblema | Integer | Não | Código do problema relacionado com o assunto. |
notaConsumidor | Integer | Não | Valor da nota que o consumidor deu para as reclamações. Válidos: 1 a 5. |
textoReferenciaFornecedor | String | Não | Texto livre de referência nas reclamações. |
dataIniPrazo | String | Não | Data inicial do prazo das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. Não há opção com horas. É obrigatório caso a data final do prazo for preenchida. |
dataFimPrazo | String | Não | Data final do prazo das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. Não há opção com horas. É obrigatório caso a data inicial do prazo for preenchida. |
dataIniPeriodo | String | Não | Data inicial da abertura das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório caso a data final for preenchida. |
horaInicialPeriodo | String | Não | Hora referente a data inicial da abertura das reclamações, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '00:00:00'. |
dataFimPeriodo | String | Não | Data final da abertura das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório caso a data inicial for preenchida. |
horaFinalPeriodo | String | Não | Hora referente a data final da abertura das reclamações, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '23:59:59'. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; //Versao 1: com filtragem dos dados FiltroReclamacoes filtroConsulta = new FiltroReclamacoes(); filtroConsulta.setNomeReclamante("João Paulo"); Set<Reclamacao> reclamacoes = ConsumidorAPI.instance().consultarReclamacoes(cpfAutorizado).listar(filtroConsulta); //Versao 2: sem filtragem dos dados Set<Reclamacao> reclamacoes = ConsumidorAPI.instance().consultarReclamacoes(cpfAutorizado).listar();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
protocolo | Long | Sim | Número do protocolo, que identifica uma única reclamação. |
situacao | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição de uma situação das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
prazo | Date | Sim | Objeto java.util.Date, sem hora. |
dataAbertura | Date | Sim | Objeto java.util.Date, com hora. |
reclamante | Usuario | Sim | Dados básicos do reclamente, com nome e CPF. Para mais dados, deve-se consultar os detalhes da reclamação. |
Nome do Método | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|
detalhar |
| DetalheReclamacao | Retorna os detalhes da reclamação. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Detalhe da Reclamação'. |
complementar |
| (nenhum) | Envia um complemento para uma reclamação. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Complementar Reclamação'. |
responder |
| (nenhum) | Envia uma resposta para uma reclamação. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Responder Reclamação'. |
encaminharAnaliseGestor |
| (nenhum) | Encaminha uma reclamação para análise do gestor. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Encaminhar para Análise do Gestor'. |
redirecionarOutraEmpresa |
| (nenhum) | Redireciona uma reclamação para uma outra empresa de mesmo grupo econômico. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Redirecionar para Outra Empresa do Mesmo Grupo'. |
O que é
Serviço que retorna os detalhes de uma única reclamação. Serão retornado dados dos trâmites e informações sobre o consumidor e o gestor da reclamação. Os anexos dos trâmites estarão sem os bytes do arquivo, sendo necessário acesso a outro recurso para baixar os bytes.
A partir de um objeto Anexo dentro da lista de Trâmites, podemos seguir outros fluxos através dos métodos existentes nessa classe de retorno.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
detalhar | Long protocolo |
| DetalheReclamacao | Detalha uma reclamação. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; DetalheReclamacao detalhe = ConsumidorAPI.instance().consultarReclamacoes(cpfAutorizado).detalhar(protocoloReclamacao);
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
protocolo | Long | Sim | Número do protocolo, que identifica uma única reclamação. |
situacao | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição de uma situação das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
meioConsumo | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição de um meio de consumo das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
prazo | Date | Sim | Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'. |
dataAbertura | Date | Sim | Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'. |
area | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição de uma área das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
assunto | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição de um assunto das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
problema | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição de um problema das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
reclamante | Usuario | Sim | Detalhes do reclamante, com documento, endereço, emails e telefones, mas sem número de identificação. Os tipos de telefones podem ser:
|
reclamado | Usuario | Sim | Detalhes do reclamado, com documento e endereço. |
mediador | Usuario | Sim | Detalhes do mediador, com documento e endereço. |
tramites | Set<Tramite> | Sim | Tramites da reclamação, com data, tipo, autor, textos e anexos (sem bytes, mas com um link para facilitar o download dos bytes). Os tipos serão retornados com código e sua descrição, mas como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
Nome do Método | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|
baixarBytesBase64 |
| ArquivoAnexo | Dentro dos trâmites consta a lista dos anexos. Para cada anexo, pode-se baixar os bytes do arquivo, que por padrão vem vazio. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico sobre 'Baixar Bytes de um Anexo'. |
complementar |
| (nenhum) | Envia um complemento para uma reclamação. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Complementar Reclamação'. |
responder |
| (nenhum) | Envia uma resposta para uma reclamação. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Responder Reclamação'. |
encaminharAnaliseGestor |
| (nenhum) | Encaminha uma reclamação para análise do gestor. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Encaminhar para Análise do Gestor'. |
redirecionarOutraEmpresa |
| (nenhum) | Redireciona uma reclamação para uma outra empresa de mesmo grupo econômico. Internamente faz um novo acesso HTTP. Para mais informações, ver o tópico 'Redirecionar para Outra Empresa do Mesmo Grupo'. |
O que é
Serviço que retorna o conteúdo os dados de um anexo. Anexos estão relacionados a um trâmites, que por sua vez esta relacionado a uma reclamação. O valor retornado será um array de bytes convertido em texto base64.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
baixarAnexo | Long protocolo Integer codigoTramite Integer codigoAnexo |
| ArquivoAnexo | Baixa os bytes em base64 de um anexo. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; Long codigoTramite = 3L; Long codigoAnexo = 1L; ArquivoAnexo arquivoAnexo = ConsumidorAPI.instance().consultarReclamacoes(cpfAutorizado).baixarAnexo(protocoloReclamacao, codigoTramite, codigoAnexo);
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código do anexo. |
nome | String | Sim | Nome do arquivo com a extensão. |
tamanho | Long | Sim | Tamanho do arquivo em bytes. |
arquivoBase64 | String | Sim | O conteúdo do arquivo. Texto base64 de um array de bytes. |
O que é
Serviço que retorna a listagem dos trâmites das reclamações por um período de tempo.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listarTramitesPorPeriodo | FiltroTramites |
| Set<Tramite> | Retorna a listagem dos trâmites conforme períodos, assim os campos de datas do parâmetro são obrigatórios. Campos somente datas no formato 'dd-MM-yyyy'. Serão assumidos as horas máximas e mínimas ('00:00:00' e '23:59:59'). |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; FiltroTramites filtroPeriodo = new FiltroTramites(); filtroPeriodo.setDataInicioPeriodo("22-08-2014"); filtroPeriodo.setDataFimPeriodo("20-09-2014"); Set<Tramite> tramites = ConsumidorAPI.instance().consultarReclamacoes(cpfAutorizado).listarTramitesPorPeriodo(filtroPeriodo);
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código do trâmite. |
tipo | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
data | Date | Sim | Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'. |
autor | String | Sim | Autor do trâmite. |
protocoloReclamacao | Numérico | Sim | Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite. |
textos | Set<TextoTramite> | Sim | Listagem com os textos do trâmite. |
anexos | Set<Anexo> | Não | Listagem com os possíveis anexos do trâmite, sem os bytes do arquivo, mas cada anexo há opção para baixar os bytes em Base64. |
O que é
Serviço que retorna a listagem dos trâmites de uma reclamação específica.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listarTramitesPorProtocolo | Long protocoloReclamacao FiltroTramites filtro |
| Set<Tramite> | Retorna a listagem dos trâmites de uma reclamação, assim o campo de protocolo na URL é obrigatório. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; //filtros sao opcionais FiltroTramites filtroPeriodo = new FiltroTramites(); Set<Tramite> tramites = ConsumidorAPI.instance().consultarReclamacoes(cpfAutorizado).listarTramitesPorProtocolo(protocoloReclamacao, filtroPeriodo);
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código do trâmite. |
tipo | CadastrosBasicos | Sim | Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência. |
data | Date | Sim | Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'. |
autor | String | Sim | Autor do trâmite. |
protocoloReclamacao | Numérico | Sim | Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite. |
textos | Set<TextoTramite> | Sim | Listagem com os textos do trâmite. |
anexos | Set<Anexo> | Não | Listagem com os possíveis anexos do trâmite, sem os bytes do arquivo, mas cada anexo há opção para baixar os bytes em Base64. |
Alterações em Reclamações:
O que é
Serviço para complementar uma reclamação, com ou sem anexo.
No método inicial de acesso opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: POST.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
complementar |
|
| (nenhum) | Complementa uma reclamação conforme os dados de protocolo e objeto 'AlteraFluxoReclamacao'. Os anexos são opcionais. Erros ou validações lançam exceção, mas sucesso não retorna nada. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; AlteraFluxoReclamacao alteraFluxoReclamacao = new AlteraFluxoReclamacao("Justificativa da API Cliente. :)"); ConsumidorAPI.instance().alterarReclamacoes(cpfAutorizado).complementar(protocoloReclamacao, alteraFluxoReclamacao);
O que é
Serviço para responder uma reclamação ao consumidor, com ou sem anexo.
No método inicial de acesso opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: POST.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
responder |
|
| (nenhum) | Responde uma reclamação conforme os dados de protocolo e objeto 'AlteraFluxoReclamacao'. Os anexos são opcionais. Erros ou validações lançam exceção, mas sucesso não retorna nada. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; AlteraFluxoReclamacao alteraFluxoReclamacao = new AlteraFluxoReclamacao("Justificativa da API Cliente. :)"); ConsumidorAPI.instance().alterarReclamacoes(cpfAutorizado).responder(protocoloReclamacao, alteraFluxoReclamacao);
O que é
Serviço para encaminhar uma reclamação para análise do gestor, com ou sem anexo.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: POST.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
encaminharAnaliseGestor |
|
| (nenhum) | Encaminha uma reclamação ao gestor conforme os dados de protocolo e objeto 'AlteraFluxoReclamacao'. Os anexos são opcionais. Erros ou validações lançam exceção, mas sucesso não retorna nada. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; AlteraFluxoReclamacao alteraFluxoReclamacao = new AlteraFluxoReclamacao("Justificativa da API Cliente. :)"); ConsumidorAPI.instance().alterarReclamacoes(cpfAutorizado).encaminharAnaliseGestor(protocoloReclamacao, alteraFluxoReclamacao);
O que é
Serviço para redirecionar uma reclamação para outra empresa de mesmo grupo econômico.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: POST.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
redirecionarOutraEmpresa |
|
| (nenhum) | Encaminha uma reclamação ao gestor conforme os dados de protocolo e objeto 'AlteraFluxoReclamacao'. Os anexos são opcionais. Erros ou validações lançam exceção, mas sucesso não retorna nada. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long protocoloReclamacao = 20140100000091189L; Long identificacaoEmpresaGrupo = 123123123L; AlteraFluxoReclamacao alteraFluxoReclamacao = new AlteraFluxoReclamacao("Justificativa da API Cliente. :)", identificacaoEmpresaGrupo); ConsumidorAPI.instance().alterarReclamacoes(cpfAutorizado).redirecionarOutraEmpresa(protocoloReclamacao, alteraFluxoReclamacao);
Cadastros Básicos:
O que é
Serviço que retorna a listagem de situações com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemSituacoes | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todas as situações ativas possíveis para as reclamações. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> situacoes = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemSituacoes();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de meios de consumo com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemMeiosDeConsumo | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os meios de consumos ativos possíveis para as reclamações. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> meiosConsumo = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemMeiosDeConsumo();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de tipos de trâmites com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemTiposTramite | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os tipos de trâmites ativos possíveis para as reclamações. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> tiposTramite = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemTiposTramite();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de procons com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemProcons | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os procons ativos possíveis para as reclamações. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> procons = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemProcons();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de tipos de texto dos trâmites, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemTiposTextoTramite | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os tipos de texto dos trâmites possíveis para as reclamações. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> procons = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemTiposTextoTramite();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem dos fornecedores do meu grupo econômico, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código. A restrição ao grupo é feito internamente pela credenciada de acesso.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemSubsidiarias | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todas as empresas ativas possíveis para as reclamações, do seu grupo econômico. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> subsidiarias = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemSubsidiarias();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de municípos por estado, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemMunicipiosPorSiglaUF | UF uf |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os municípios possíveis para as reclamações. O parâmetro UF é um Enum interno da API. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> municipios = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemMunicipiosPorSiglaUF( UF.MS );
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de áreas com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemAreas | (nenhum) |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todas as áreas ativas possíveis para as reclamações. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Set<CadastrosBasicos> areas = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemAreas();
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de áreas com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemAssuntosPorArea | Integer codigoArea |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os assuntos ativos possíveis para as reclamações, de uma área. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long codigoArea = 10L; Set<CadastrosBasicos> assuntos = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemAssuntosPorArea(codigoArea);
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
O que é
Serviço que retorna a listagem de problemas de uma assunto, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.
No método inicial de acesso é opcional o parâmetro 'cpfAutorizado'. Caso não passe, as ações serão vinculadas a um usuário padrão da sua credenciada, mas caso conste, o seu usuário deverá ter as permissões necessárias.
Métodos da Classe Principal:
Método HTTP no acesso interno: GET.
Restrição: Antes de utilizar este serviço, deve estar inserido no contexto Singleton um Token de acesso. Para saber mais, veja o tópico sobre 'Autenticação e Geração do Token'.
Nome do Método | Parâmetros | Exceções | Retorno | Descrição |
---|---|---|---|---|
listagemProblemasPorAssunto | Integer codigoAssunto |
| Set<CadastrosBasicos> | Retorna a listagem de todos os problemas ativos possíveis para as reclamações, de um assunto. |
//Antes, gerar um token de segurança. //----------- Long cpfAutorizado = 00100200344L; Long codigoAssunto = 40L; Set<CadastrosBasicos> problemas = ConsumidorAPI.instance().consultarCadastrosBasicos(cpfAutorizado).listagemProblemasPorAssunto(codigoAssunto);
Atributo | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
codigo | Integer | Sim | Código único do dado. |
descricao | String | Sim | Descrição ou nome do dado. |
ConfiguracaoAPI:
O que é
Internamente ao executar a API, localmente, configura-se alguns dados de acesso, sem necessidade de intervenções ou alterações para o usuário desta API.
Mas pode existir algum impedimento ou problema que force a alteração desses dados básicos durante o seu uso. Essas configurações podem ser alteradas através desses métodos antes das chamadas aos serviços remotos.
ATENÇÃO: alterações indevidas ou inválidas podem ocasionar problemas no acesso e uso da API. Utilize somente em casos de contingêcias ou restrições.
Método da Classe Principal: ConsumidorAPI.instance().configuracao()
Método HTTP no acesso interno: (nenhum).
Nome do Método | Tipo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|---|
setUrlBase | String | Não | Insere a URL base de acesso aos serviços, sem barra ao final. Exemplo de valor: 'https://www.consumidor.gov.br'. |
setVersao | String | Não | Insere a versão dos serviços a serem acessados. O formato é 'X.X'. Exemplo de valor: '1.0'. |
setPathCertificado | String | Não | Insere o path local do arquivo de certificado A1 de acesso aos serviços. O caminho deve ser absoluto. OBS: Já existe internamente a referência a um arquivo 'keystore' padrão. |
ConsumidorAPI.instance().configuracao() .setUrlBase("https://www.consumidor.gov.br") .setVersao("1.0") .setPathCertificado("/var/certificados/consumidor_ws.keystore"); //acessa um recurso qualquer... //acessa outro recurso... //...